Bragança

             Bragança é uma terra que tem muito a oferecer ao turista, pelas tradições que atravessam os séculos. A Igreja de São Benedito é a guardiã de uma das tradições mais importantes da cultura religiosa do Pará a festa de São Benedito. A cultura popular resiste levando à cena, há mais 200 anos, intrigantes folguedos da Dança da Marujada, uma manifestação surgida em homenagem a São Benedito que exprime toda a riqueza cultural da população humilde e que a cada ano atrai mais pessoas de outras regiões. 

O Guará e os Manguezais 

Vila dos Pescadores - Ajuruteua/Pa

Praia de Ajuruteua

Além da tradição, Bragança oferece ao visitante as delicias da praia de Ajuruteua. Um recanto, quase um paraíso, a 35 km do centro da cidade. Com a abertura da estrada que liga o balneário à sede, Ajuruteua passou a fazer parte dos roteiros turísticos do Estado. 


Campos alagados de Bragança

Os encantos e as belezas dos campos naturais bragantinos, dos igarapés e manguezais da região litorânea do Pará, que se revelam já no caminho que liga Bragança a Praia de Ajuruteua.


Praças e avenidas


A cidade de Bragança possui várias praças, com destaque para a praça Fernando Guilhon, a praça das Bandeiras e a praça de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A principal avenida da sede do município, sem dúvida, é a Avenida Nazeazeno Ferreira, que tem início no Trevo da cidade no bairro do Trevo, e termina no bairro do Perpétuo Socorro, antes passando pelos bairros do Alegre, Riozinho, Centro e Padre Luiz, cortando a sede do município no sentido centro oeste-norte. Outra a avenida importante, é a Avenida Santos Dumont que tem início na divisa dos bairros do Perpétuo Socorro e Padre Luiz, e termina no bairro da Vila Sinhá, cortando a cidade no sentido leste-oeste e a Avenida Governador Mendonça Furtado a BR-308 que futuramente será terminada e será a principal ligação entre o Pará e Maranhão a TRANSOCEÂNICA.


Algumas Construções históricas



Teatro Museu da Marujada - Antigo Cine Olímpia 


Mirante de São Benedito



Catedral Nossa Senhora do Rosário
Vista do Mirante de Nossa Senhora do Rosário


Igreja Matriz e Obelisco Centenário

Construída em 1854 pelos escravos e inaugurada em 1876, sendo com isso o segundo templo da cidade de Bragança. Abriga o túmulo de Dom Eliseu Maria Coroli. A Vila de Bragança se expandia de tal maneira que a igreja matriz ficou na periferia. Este fato e a constatação de que a praça em frente a matriz se tornara pequena para os festejos da padroeira, levaram os diretores da irmandade de Nossa Senhora do Rosário a entrarem em negociação com os diretores da Irmandade de São Benedito, que estavam construindo uma igreja num local mais amplo e espaçoso, propondo-lhes fazer a permuta, o que se efetivou em 1872.


Palácio Episcopal da Catedral Nossa Senhora do Rosário

Este prédio foi construído pelos padres italianos barnabitas e os seus primeiros moradores foram os europeus. Atualmente funciona como a residência do Bispo e padres diocesanos.

Igreja de São Benedito
Construída pelos jesuítas, apresenta peças barrocas no seu interior, possui apenas uma torre com a sacristia do mesmo lado. Sua fachada é pintada de branco, tendo elementos em alto relevo. A igreja situa-se às margens do rio Caeté e é cenário de uma das maiores festas religiosas do município de Bragança: a Festividade de São Benedito, que acontece no período de 18 a 26 de dezembro.

Instituto de Santa Teresinha


Fundado em 23 de novembro de 1938 e idealizado pelo padre D. Eliseu Maria Coroli. Hoje funciona a residência das freiras e Escola de Ensino Fundamental Médio e Educação infantil.




Relevo e vegetação
O relevo da sede do município é bastante variado. Na cidade há exemplos tanto de áreas planas(como nos bairros da Vila Sinhá e Perpétuo Socorro)como de áreas com o relevo bastante íngreme e acidentado, com moradias muito abaixo do nível da rua(como no bairro do Riozinho). A vegetação do município é bastante variada, com destaque para a Vegetação Amazônica, a Vegetação de Mangue e a Vegetação de Campos.

Campos naturais
Estão localizados a aproximadamente 30 minutos do centro da cidade, por via rodoviária, em estradas não pavimentadas, mas em perfeitas condições de trafegabilidade. Devido à proximidade do mar, é uma área constantemente ventilada. As palmeiras de buriti e babaçu são a vegetação mais frequente. Há a predominância de fazendas com criação de gado zebu, nelore e o búfalo, além de cavalos mestiços. Estão divididos em Campos de Baixo, Campos do Meio e Campos de Cima.


Hidrografia



A hidrografia do município apresenta dois rios principais, são eles o rio Caeté (que margeia a cidade) e o rio Cereja (que corta a sede do município em duas partes). Além disso, o município é intensamente recortado por igarapés. A vegetação é formada por manguezais, campos aluviais e campos bragantinos; mais a geografia do município é denominada em rios e igarapés. Neste cenário destaca-se o Rio Caeté que nasce no município de Nova Timboteua ao sul do território bragantino, desaguando no atlântico.




Rio Caeté
O Rio Caeté apresenta trechos com poucos aprofundados. Seu trajeto pelo município de Bragança é aproximado de 60 km para onde navegam pequenas embarcações. O rio pela margem direita, recebe as águas dos rios: Jequi, Cajueiro e Curi e pala outra margem os afluentes dos pequenos igarapés.


Ilha do Canela


Um santuário ecológico que possui o maior ninhal de guarás do mundo. A Ilha do Canela é uma opção mais alternativa, que está sendo descoberta pelos apreciadores de paisagens paradisíacas devido à grande quantidade de aves registrada na ilha. Habitada apenas por pescadores da própria região, a Ilha da Canela ainda não dispõe de infraestrutura turística. Entretanto, nem por essa característica tem deixado de atrair visitantes, em especial, fotógrafos, cinegrafistas, pesquisadores e adeptos do turismo de aventura, sobretudo, por ser um dos maiores ninhais de guarás (Eudocimus ruber) do mundo. O acesso à Ilha pode ser realizado em viagem de barco, com duração de aproximadamente duas horas e meia, a partir do Porto do Castelo ou do Taperaçu-Porto.


MARUJADA DE SÃO BENEDITO
Chegada das Esmolações do Santo da Praia - 08 de dezembro


 

Lá vem a Marujada/ silenciando o retumbão,
pés descalços, colorida, direcionando a procissão!
Lá vem o povo, irmanado!
da Cidade ou visitante,
citadino ou caboclo, todos, sem distinção!
Aviz de Castro

Procissão fluvial acontece no dia 08 de dezembro, é marcada pela chegada da última Comitiva na cidade: a Comitiva das Praias. A maré é que define o horário da chegada do Santo. A imagem de São Benedito deixa a casa do último promesseiro na localidade de Camutá. Os romeiros organizam-se em barcos, lanchas e canoas para participar da travessia da Comitiva. Os pescadores enfeitam seus barcos e canoas com bandeirinhas e balões coloridos, dando à cidade um colorido especial. No cais, as marujas e marujos unem-se a uma multidão de devotos, para esperar o Santo Preto, vestidas especialmente para esse momento: blusa branca, saia estampada e os pés descalços. É a passagem de um novo momento da festividade – o momento da Marujada.
A procissão fluvial marca o encontro da Comitiva de Esmolação com o Padre e membros da Igreja, que se dirigem a vila do Camutá até a casa do último promesseiro. O Padre da Diocese é quem conduz a imagem de São Benedito durante e travessia, abençoando toda a orla do rio Caeté.

A chegada da imagem no Porto Bragança é um momento de intensa emoção e devoção a São Benedito. O Padre abençoa a população bragantina e a Imagem é conduzida pelos devotos, passando de mão em mão, a uma nova peregrinação pelas casas dos promesseiros da cidade.


Para saber mais sobre a Marujada